segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

HABITAÇÃO COLETIVA, INCLUSÃO SOCIAL E DIREITO À CIDADE


O projeto que se segue compreende o desenvolvimento de uma proposta arquitetônica e urbanística de alternativas de habitação multifamiliar para a inclusão social na cidade para famílias com renda de 5 salários mínimos. A proposta almeja promover o direito à moradia e o direito à cidade, propondo soluções habitacionais que possam ser empregadas em moradias populares nas áreas centrais das cidades.






Aqui temos o estudo do terreno escolhido, bem como o programa a ser implantado e a conceituação do tema.

HABITAÇÃO COLETIVA - LEGISLAÇÕES E REFERÊNCIAS PROJETUAIS











UHMS - HABITAÇÃO MÍNIMA


Com base nos parâmetros da nova sociedade, temos o desafio de projetar uma unidade de habitação mínima, que seja sustentável e atenda todas as funções de uma habitação convencional, que possa ser implantada em qualquer lugar, para tanto nos baseamos em quatro quesitos básicos: Habitação mínima, Sustentabilidade, Mobilidade e Forma.



UHMS - ESTUDO DE CASO


Com a evolução das cidades, das sociedades e com a consequente industrialização, cada vez mais nos deparamos com novas organizações "familiares" na qual o indivíduo é cada vez mais um ser independente e tecnológico, que busca modos de morar e viver práticos e econômicos. 

Já existem vários estudos a cerca do assunto, dos quais apresento-lhes quatro estudos de caso de unidades de habitação mínima.